sexta-feira, julho 28, 2006

E esta hein...?


"Ministério da Cultura: centro de Belgais nunca justificou apoio de 65 mil euros 28.07.2006 - 16h49

O Ministério da Cultura apoiou o centro de Belgais, da pianista Maria João Pires, dedicado ao estudo das artes, com 65 mil euros, em 2003, mas até ao momento a aplicação da verba "nunca foi justificada", informou hoje o gabinete de Isabel Pires de Lima.

As verbas foram concedidas ao centro de Belgais "no âmbito da missão de descentralização cultural" do projecto, localizado no distrito de Castelo Branco.

Ontem, a pianista Maria João Pires declarou à rádio Antena 2 ter sido "vítima de uma verdadeira tortura" para realizar o projecto, razão pela qual decidiu ir viver para o Brasil para se "salvar dos malefícios de Portugal".

A pianista disse ainda ter sofrido fisicamente pela dedicação ao centro de Belgais para o estudo das artes, por ela fundado em 1999, para desenvolver um projecto de ensino alternativo das artes, nomeadamente uma escola para crianças.

O ministério refere que, "até ao momento, o centro não apresentou qualquer justificativo de como foram gastas as verbas", um procedimento habitual para todas as entidades apoiadas com dinheiros públicos.

O gabinete de Pires de Lima sublinha ainda que desde a tomada de posse da actual tutela, em Março de 2005, que não houve qualquer contacto ou pedido de audiência por parte de Maria João Pires ou outros responsáveis do centro de Belgais.

O centro tem recebido igualmente apoios de outros organismos públicos, sobretudo do Ministério da Educação, e ainda da Câmara Municipal de Castelo Branco, além da Caja Duero, da Fundação Avina e Yamaha Pianos".

Fonte : PÚBLICO

PERGUNTA: SE A MARIA JOÃO PIRES NUNCA JUSTIFICOU A VERBA COMO É QUE A MESMA FOI PAGA SEM QUALQUER JUSTIFICAÇÃO ?