"Cambada de cagões" !
Uma das clausulas do texto dos protocolos que a Câmara Municipal do Porto tem celebrado com as companhias teatrais do Porto diz o seguinte:
“Relevar nos momentos adequados o apoio prestado pelo Munícipio, e abster-se de publicamente expressar críticas que ponham em causa o bom nome e a imagem do Município do Porto, enquanto entidade co-financiadora...”.
Se a primeira parte é justíssima – é correcto que as Companhias afirmem clara e inequivocamente que são apoiadas pela autarquia -, a segunda é, na minha opinião, um disparate que revela quão frágeis são os autores de tal texto.
Frágeis culturalmente, frágeis politicamente, frágeis civicamente.
Esta fragilidade, embrulhada em tamanha arrogância parolamente autoritária, é um insulto a uma cidade forte de gentes fortes.
A autarquia portuense deveria, em complemento ao disparate, fazer publicar uma lista em que divulgasse claramente aquilo que considera serem críticas que, na sua opinião, ponham em causa o “bom nome e a imagem do Município do Porto”.
Não me espanta já, infelizmente, que a autarquia do Porto tenha cometido este disparate, mas o que me admira é que as Companhias de Teatro estejam a subscrevê-lo. Utilizando uma expressão genuinamente “tripeira”: “cambada de cagões”.
Uma nota final...estes protocolos são efectuados ao abrigo do “Regulamento Municipal para a Concessão de Subsídios”, que lido de fio a pavio se revela completamente omisso em relação à dita clausula.
1 Comments:
Eh,eh,eh, hi,hi,hi.
A culpa é de quem subscreve semelhante. Nem na Madeira, eh,eh,eh...
Aliás,imagina se era o Alberto João...
Enviar um comentário
<< Home